Coletividades - Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico

Esta coletividade tem a sua origem no final da década de 70, tendo sido nesta altura que surge a primeira equipa de futebol, por acaso feminino, da qual algumas atletas foram convocadas para a seleção nacional.
Até aqui já se praticava futebol, mas sem grande expressão competitiva, muito embora uma dessas equipas, intitulada "Sulfato de cobre", devido à cor das suas camisolas, tivesse ganho 14 jogos consecutivos.
Com a revolução de abril e com o recrudescimento do movimento associativo, a população de Soutocico sentiu necessidade de criar um espaço onde se pudessem encontrar regularmente.
Embalada por este entusiasmo, um grupo significativo de jovens, orientados por algumas pessoas menos jovens, mas imbuídas do mesmo espírito empreendedor, lançaram mãos à obra, e assim nasceu o CLUBE RECREATIVO E DESPORTIVO DO SOUTOCICO, com estatutos aprovados em 28 de junho de 1975.
Em 15 de agosto do mesmo ano tem início a construção da sede social, tendo como meios monetários apenas 50.000$00.
A 1 de abril de 1977 era inaugurado o parque desportivo, cujo o jogo inaugural foi com o Sporting de Pombal.
Ao longo da sua vida, o Clube desenvolveu diversas atividades, quer desportivas, quer culturais.
Em 1976 é federada a primeira equipa de futebol de 11, tendo na época seguinte ascendido à 1ª Divisão Distrital, mantendo uma atividade regular durante 13 épocas consecutivas. O seu ponto alto foi a presença na Taça de Portugal nas épocas de 1981/1982 a 1982/1983.
Em 1982, surge então o basquetebol feminino tendo participado no campeonato Distrital, acabando por vencê-lo, ascendendo à 2ª Divisão Nacional, onde se manteve durante cinco anos. Foi também campeã distrital durante as seis épocas consecutivas em que se manteve em atividade.
No que concerne a atividades culturais destacamos o grupo de teatro amador, que surgiu no final da década de 70, e teve alguma projeção, levando à cena peças como "O Mar", "O Escravo", "O Soldado Vigilante" e "A Farsa do Mestre Patelan".
Ainda no âmbito da atividade teatral salientamos aquele que é considerado, unanimemente, o grande evento cultural, "ENTERRO DO BACALHAU", que desde 1976 até aos nossos dias tem tido uma periodicidade quadrienal, sendo a ultima realização a 17 de abril de 2004.
Para além do atrás descrito, tem sido preocupação dos órgãos sociais promover algumas iniciativas que proporcionam à população momentos de convívio, laser e cultura, tais como atuações de grupos corais, bandas filarmónicas, grupos de teatro, música popular, piqueniques, excursões, passagens de ano, etc.
Apesar das limitações, de diversa ordem, pode esta coletividade orgulhar-se quer da sua história, quer do seu já vasto património.
Neste momento o CRDS conta com mais de uma centena de jovens atletas a praticar basquetebol, uma equipa de Pool Português sénior, com oito atletas, recebendo um dos torneios de referência da modalidade, na sua sede, e mantém diversas atividades para toda a população, desde os serões culturais, à ginástica localizado, ao zumba, aulas de informática e em breve iniciará a ginástica sénior.

